sexta-feira, 29 de junho de 2007

PERGUNTAS MAIS SOLICITADAS


1. O que acontece com o organismo quando fazemos drenagem linfática?
Linfoedema Primário e SecundárioLinfoedema do braço pós-mastectomiaEdemas pós-operatórios e pós-traumáticosProblemas circulatóriosPós-cirurgia plásticaPós-Lipoaspiração
Sinusite, Rinite e OtiteVarizes e pernas cansadasEdemas da GravidezEnxaquecasArtroses, Artrites, GotaTendinitesCelulite
Gordura localizada e outros
A drenagem linfática é um processo que pode ser manual ou mecânico, que elimina água e toxinas dos tecidos. A drenagem linfática é utilizada em diversas afecções médicas como:

EFEITOS NA CIRCULAÇÃO SANGUINEA: A pressão exercida age sobre a circulação sangüínea venosa, deslocando-a em direção centrípeta.
EFEITOS SOBRE O METABOLISMO: Em função da modificação circulatória, alguns processos metabólicos locais como a nutrição celular, são beneficiados.
EFEITOS SOBRE O TECIDO MUSCULAR: Por ser realizada com movimentos leves e calmos provocam relaxamento da musculatura, favorecendo a eliminação do ácido láctico nos músculos que foram submetidos a exercícios prolongados. Mesmo o tecido muscular que não está sob fadiga o efeito é benéfico, pos melhora a nutrição das células musculares.
EFEITOS SOBRE A PELE: Como os movimentos são suaves e lentos o aquecimento da pele é reduzido. Esse efeito é positivo, pois, do caso contrário, a técnica não seria indicada em casos de pele avermelhada. Diminui os inchaços, a desintoxicação dos tecidos e a melhoria da oxigenação e da nutrição celular.
EFEITOS SOBRE O SISTEMA NERVOSO: Os contatos no nível da pele transmitem aos receptores estímulos que serão interpretados pelo sistema nervoso autônomo, diminuindo a sensação de dor no local e promovendo bem-estar.

2. Por que algumas mulheres com excesso de peso e, às vezes com abdômen volumoso, não tenham celulite?
Existem dois tipos básicos de corpo na mulher. O tipo Andróide, onde ocorre uma tendência à deposição de gordura na parte superior do corpo, no tronco. Essas mulheres têm ombros maiores, tendência á terem mamas maiores e a depositar gordura no abdome. O quadril e coxa da mulher desse tipo quando acumula gordura no corpo tem pouca gordura regional, o excesso de gordura tende a ir para a região do abdome.
O tipo Ginóide tem ombros menores, tendência a terem seios menores, cintura mais fina e os quadris mais largos, com tendência `a deposição de gordura no quadril e na coxa. Essa mulher concentrará a gordura na região do quadril, e embora possa ter uma cintura até muito fina, e tronco e rosto finos, com aspecto magro, vai apresentar sérias alterações do tecido gorduroso com a presença de celulite no quadril e coxas.


3. É necessário fazer alongamentos antes e depois dos esportes?
O alongamento deve ser mais suave antes do treino evitando de forçar muito e forçar bem no alongamento após o treino. Porque após o treinamento você está com a musculatura mais aquecida e facilitando assim um bom alongamento, enquanto que antes do treino se forçar poderá ocasionar uma lesão mais séria como estiramento. Um músculo exposto a um estímulo violento, em um curto espaço de tempo, tem uma grande chance de sofrer uma lesão.


4. Tenho dificuldade para efetuar uma respiração profunda, qual o problema?

Um desvio em sua coluna torácica pode interferir com o movimento das costelas durante uma inspiração profunda. Pode ser sinal de uma escoliose.

5. Você só sente alivio se estalar freqüentemente seu pescoço?

Áreas na coluna que não se movimentam adequadamente podem provocar cansaço muscular, podendo provocar problema mais sério, como uma cervicalgia.
A coluna cervical é o elo flexível entre a plataforma sensorial do crânio (visão, audição, olfato) e o tronco. Entre suas principais funções suporte e movimentação da cabeça bem como proteção das estruturas do sistema nervoso e vasculares. A coluna combina força (tubo ósseo vertebral) e movimentação, que é realizada por meio de um complexo sistema articular (discos, ligamentos intervertebrais e articulações interapofisarias posteriores). Para seu funcionamento adequado existe equilíbrio entre a força muscular e sua flexibilidade, sendo que qualquer disfunção desse equilíbrio desencadeia dor no pescoço.
CERVICALGIA
Cervicalgia é uma síndrome de causas diversas que se manifesta por dor e rigidez transitória na região da coluna cervical, na maioria das vezes auto limitada. Os sintomas geralmente são causados por um espasmo muscular e/ou tração de suas raízes nervosas sendo que déficit neurológico é constatado em menos de 1% dos casos.
A presença de dor cervical crônica pode ocorrer após uma lesão do "chicote" ou quando associada a manifestações psicossomáticas (depressão), A dor atribuída aos problemas de origem postural é discutível e somente reconhecida quando o individuo submete o pescoço a flexão extrema e prolongada.
Geralmente a dor é insidiosa, em poucas vezes súbita e freqüentemente relacionada aos movimentos bruscos do pescoço, melhorando em repouso e piorando durante a movimentação. Em geral, são indivíduos com problemas familiares, que podem apresentar depressão, ansiedade, hostilidade e disfunção sexual. Na sua vida diária, mostram dificuldades no trabalho e medo exagerado de atividade física, tendo falta de condicionamento físico, atrofia muscular, rigidez e espasmo, postura inadequada.
TRATAMENTO
A principal ferramenta utilizada no tratamento consiste na conscientização e apoio psicológico ao paciente. O repouso deve ser de curta duração, sendo estimulado o retorno precoce às atividades.
Medidas de relaxamento como, massagens, exercícios de alongamento, banhos quentes, hidroterapia e acupuntura, podem ser utilizados, porém sempre devemos estimular o condicionamento físico.

6. Seus pés doem quando você caminha?

Pé dolorido? Sem duvida, esse é um problema que interfere muito em nossa rotina. Qualquer atividade diária torna-se difícil de ser executada. A dor no pé faz com que mudemos toda harmonia da caminhada e cons cansemos mais, como se estivéssemos arrastando uma âncora! Mas vamos conhecer melhor o assunto.

Todo salto alto, independentemente do tamanho ou do formato, muda o modo como a pessoa pisa no chão e se equilibra - quanto maior o salto, menor a superfície de apoio, o que faz com que o peso se concentre nos dedos.
O salto alto provoca uma mudança na musculatura: com o uso constante, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos. Para pessoas que já se habituaram ao uso do salto, o desconforto vem na hora de usar um sapato de sola plana, como um tênis.

Para se sentir bem sempre, a melhor receita é intercalar o uso de sapatos de salto alto e de sola plana, assim a musculatura da perna fica em um estágio intermediário.Alguns médicos dizem que andar descalça é a única maneira de evitar dores. "O pé estranha o sapato e precisa se adaptar", Os modelos que mais se adaptam aos pés são aqueles com solado plano (como chinelos ou sandálias).

O sapato ideal seria um susto para os olhos:
· O solado teria que ser superflexível, capaz de acompanhar os movimentos dos pés;
· A ponta deveria ser quadrada;
· O formato acompanharia o do pé.

Os sapatos de salto podem causar problemas como tendinite (inflamação do tendão) na perna e dores musculares. Calçados fechados de borracha e outros materiais sintéticos, como o tênis, facilitam o aparecimento de micoses. “O sapato deve ser arejado e não deve ser usados dois dias seguidos, é preciso deixá-lo fora do armário, se possível no sol. Modelos com bico fino facilitam o aparecimento de unhas encravadas”.
Assim como surge numa rede de cabos elétricos, as dores dos pés se irradiam rapidamente a todas as partes do organismo humano. É sabido que os nervos dos pés são ramificações dos demais; do corpo e das pernas. Por isso, facilmente se compreende que as dores nas panturrilhas (barriga, das pernas) e até das espáduas, são, às vezes, produzidas pela pressão dos nervos dos dedos.
As dores de cabeça, as perturbações digestivas, as dores semelhantes às reumáticas, ou ciáticas, nos pés e nas pernas, a fadiga, a irritabilidade nervosa e outros sofrimentos físicos, muitas vezes são causados pelos pés. Devemos, por isso, tratar de todas as doenças dos pés e evitarmos a influência das mesmas sobre a nossa saúde.

7. Uma perna parece mais curta que a outra?
Sugere uma curvatura lateral da coluna vertebral (ESCOLIOSE).
Para entender o que é escoliose, devemos saber que a coluna vertebral, vista por trás, deve ser "reta". Qualquer desvio para os lados pode configurar uma "escoliose". Um desvio lateral mínimo, causado, por exemplo, por maus hábitos posturais, deve ser caracterizado como uma atitude escoliótica.
ATITUDES ESCOLIÓTICAS são desvios da coluna - somente para os lados - que, com bastante freqüência, podem ser reduzidos totalmente, ou seja, testes de flexibilidade mostram que a coluna é flexível a ponto de retornar sua forma fisiológica. Têm causas que variam de um mau hábito postural a um desequilíbrio momentâneo de crescimento dos membros inferiores, por exemplo.
A Escoliose é um problema comum, que geralmente requer somente observação com exames regulares durante os anos de crescimento do indivíduo. A detecção da Escoliose logo em seu estágio inicial é muito importante para assegurar a não progressão da curva. É relativamente pequeno o número de casos que necessitam de intervenção médica, pois os avanços em técnicas modernas de manipulação tem tornado a Escoliose uma condição altamente controlável.
O conjunto de procedimentos realmente úteis para a correção postural, capaz de atuar sobre a fibra muscular:
- Determinados tipos de massagens (ESPONDILOTERAPIA, SEI-TAI E QUIROPRATICA) e procedimentos de contato capazes de efeitos relaxantes facilitadores da correção do eixo raquidiano durante o tratamento.
- Manobras corretivas de cada componente do desvio.
- Manobras e alongamentos podem ser associados a expirações, de efeito relaxante.

8. Tenho uma curvatura acentuada nas costas que me projeta para frente, o que pode ser?

Sugere uma Cifose.

É aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou estrutural. O aumento da curvatura cifótica, promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica.
Cifose dorsal ou dorso curvo é muito comum em adolescentes e jovens, principalmente naqueles muito magros. Sem a devida orientação, muitos deles acabam fazendo aulas de musculação com conseqüências desagradáveis.
Exercícios com muita carga, principalmente de halterofilismo, podem piorar a curva ou alterar o formato das vértebras. Nesses casos, devem ser proibidos além do halterofilismo, o remo e a ginástica com aparelhos.
O ciclismo e o boxe também são contra-indicados porque exigem posturas próprias que podem piorar o dorso já curvo. A ginástica orientada com pesos leves e a natação são os esportes mais indicados, não se esquecendo da reeducação postural.
Diagnósticos precose e indicações corretas de exercícios, além da terapia especializada, (ESPONDILOTERAPIA, SEI-TAI E QUIROPRAXIA) podem ser fundamentais para o sucesso da correções desses desvios, evitando-se no futuro a prescrição de órteses e até a indicação cirúrgica.

9. Dores no nervo ciático. Por que acontece?
O nervo ciático é uma estrutura constituída da reunião de vários ramos nervosos provenientes da coluna vertebral lombar que, passando pela região glútea, vai se ramificando por todo o membro inferior (coxa, perna e pé). Através do nervo passa a condução de estímulos elétricos que comandam toda essa região. Qualquer motivo que cause alteração da passagem dos estímulos pelo trajeto desses ramos nervosos podem causar alterações de sensibilidade, principalmente a dor.
Com o passar dos anos, os discos intervertebrais perdem a capacidade de absorção de impacto, tornando-se mais facilmente alvo de lesões e causando distúrbios na mecânica da coluna vertebral. Estes distúrbios afetam a distribuição de peso na coluna, o que vai acabar lesando estruturas como as articulações intervertebrais e os ligamentos.
O acometimento dos discos intervertebrais é a causa mais comum da dor ciática que geralmente aparece quando o paciente se inclina, levanta peso ou levanta após estar deitado ou sentado. A herniação do núcleo pulposo, através do tecido anular lacerado, produz uma tumoração intramedular, comprime uma raiz nervosa e causa a dor ciática.
Os exames mais comuns para diagnostico são a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética da coluna. Qualquer uma das duas pode fazer o diagnóstico, mas esta última é mais precisa. Em casos mais duvidosos, outros exames podem ser solicitados pelo seu médico.
Exercite-se se você ainda não tem dor ciática.
Deite-se no chão ou sobre um colchão com a barriga para cima, as pernas flexionadas e as mãos ao lado do corpo.
Inspire e traga uma das pernas próximo ao peito. Abrace-a e solte o ar.
Repita o mesmo movimento com a outra perna.
Agora, faça com as duas. Volte ao início e repita três séries com cada perna. Em cada movimento tente permanecer entre 15 a 30 segundos.

10. Sinto fortes dores nas costas ao acordar, o que fazer?
Pessoas com um grau de stress muito elevado costumam a desenvolver dor lombar sem causa determinada. A dor na região lombar normalmente envolve um espasmo dos grandes músculos de suporte ao longo da coluna. Qualquer lesão nas costas pode produzir espasmos musculares e rigidez.
Outra causa importante de lombalgia é a lesão de ligamentos, fáscia e músculos, comum em quem pratica esportes ou fazem trabalhos pesados.
A lombalgia pode ser causada também por lesões na medula e nas meninges, lesões nos órgãos torácicos, abdominais ou pélvicos.
Falha na mecânica corporal como cifose dorsal, lordose lombar, gravidez e obesidade abdominal, que causam má postura, são responsáveis por grande parte das lombalgias. A grande maioria das pessoas com dor lombar estática possuem hiperlordose.
O que fazer:
O repouso é muito importante para amenizar as dores lombares. Descanse em um colchão firme.
Deite-se de costas com os joelhos elevados ou deitar de lado com seus joelhos dobrados.
Ponha um travesseiro debaixo dos seus joelhos enquanto estiver deitado.
Durma sem travesseiro sob sua cabeça.
Use um aquecedor elétrico em baixa potência (ou uma garrafa com água quente enrolada em uma toalha) por 20 a 30 minutos.
Nessas situações, desfazendo-se a lordose excessiva, a dor alivia ou desaparece.
As terapias manuais que inclui manobras manipulativas tem se mostrado ser capaz de diminuir a dor e melhorar a função do paciente. Com a gama diversa de terapias alternativas disponíveis terapeuta, é importante que este pratique uma terapia baseada em evidências.
Prevenção
Use sapatos adequados com salto baixo;
Coloque-se bem perto do objeto a ser levantado;
Quando em pé, apoie o corpo sobre os pés, que devem ficar afastados por uma distância correspondente à largura dos ombros;
Dobre os joelhos e não as costas;
Mantenha os joelhos flexionados enquanto levanto o objeto;
Ao levantar-se, com o objeto nas mãos, incline o corpo para frente, "encolhendo" a barriga e inclinando o quadril para trás;
Mantenha as costas retas;
Segure o objeto contra o corpo;
Levante-o lentamente;

11. Natação e exercício físico é recomendado para quem tem escoliose?
A natação é um excelente treinamento para o equilíbrio físico e psicológico do organismo humano. Sua prática é sempre uma boa medida para mantermos um corpo saudável. Através dela, desenvolvemos a capacidade respiratória e conseguimos um amplo desenvolvimento muscular para alcançar a boa sustentação corporal. Através do controle respiratório, mantemos o equilíbrio psicológico e a base da condição energética do nosso corpo.
O que é ESCOLIOSE?
É definida como desvio lateral da coluna vertebral no plano frontal. No entanto esta deformidade geralmente ocorre nos três planos. O termo escoliose apenas descreve a característica de uma deformidade, não devendo ser utilizado como diagnóstico de uma doença. Em 80% dos pacientes com escoliose não é possível se determinar o fator causal desta deformidade. Entre as possíveis causas da escoliose podemos relacionar entre outros as anormalidades congênitas, doenças neuromusculares, afecções tumorais e infecciosas da coluna.
Com o estudo dos movimentos corporais verificou-se que a coluna vertebral desempenha importante papel, devido a estratégica localização no centro do corpo. Ao realizar um movimento com o membro superior ou inferior a coluna participa fornecendo estabilidade e magnificação a este movimento.

12. Sinto fortes dores nos braços será que estou com bursite?
O processo de bursite constitui-se numa inflamação da bolsa articular, que é uma estrutura como um "pequeno balão" que se localiza próximo às mais diversas articulações do corpo. Nas grandes articulações temos a bolsa pré-patelar, que se localiza no joelho, a bolsa trocantérica na região do quadril, a bolsa olecraniana no cotovelo, a bolsa sub-acromial nos ombros, etc. A função da bolsa articular é facilitar o deslizamento das estruturas ósseas durante o movimento, reduzindo seu atrito. Quando alguma agressão atinge as mesmas, desencadeia-se um processo inflamatório interno, que aumenta o volume da bolsa com o conteúdo fluído tipo sinovial em seu interior, desencadeando, assim, o processo de bursite.
A mais comum é a inflamação do ombro: bursite do ombro. A bursite pode tornar-se mais dolorosa, conforme o problema se agrava. A dor é sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.
Como os outros tipos de lesões por esforço repetitivo, a bursite responde muito bem ao tratamento com acupuntura. Na grande maioria dos casos em alguns meses o paciente esta livre do sofrimento que é estar privado de ter seus movimentos.

13. Como a acupuntura poderia ajudar a emagrecer?
O paciente tem de querer emagrecer, mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios. O que a acupuntura faz é ajudar no equilíbrio do metabolismo, estimulando a mudança de conduta alimentar. Seu principal mérito é diminuir a ansiedade, regulando a produção de neurotransmissores no cérebro.

14. Existe algum risco de infecção, no tratamento agulhas?
Para evitar infecções, o ideal é usar materiais descartáveis ou, ao menos, cada paciente ter seu próprio estojo de agulhas. Dessa maneira não haveria risco algum.

15. Tenho problemas com minha digestão. Será que a reflexologia me ajudaria?


A Reflexologia Podal é uma terapia que compreende o tratamento indireto para diversos males do organismo humano; distúrbio de funcionamento ou ainda, algumas patologias nos sistema nervoso, endócrino, digestivo, sensorial, cardiovascular, linfático, respiratório, tegumentar, ósseo, muscular, urinário e reprodutor. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos em áreas precisas, relacionadas a regiões particulares do corpo e chamadas "zonas reflexas".

Aplicando pressão ou calor nos terminais nervosos dos pés, ocorre um estímulo reflexo de um órgão de um dos sistemas do corpo no Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado. O SNC passa a dar uma atenção extra a este órgão ou sistema, ativando ou diminuindo a atividade atual do mesmo. De acordo com o grau de desconforto, maior ou menor, experimentado nas zonas pressionadas, é possível saber que partes correspondentes do corpo registram maior ou menor desequilíbrio funcional e energético.
SISTEMA DIGESTIVO
O Sistema Digestivo é complexo; suas atividades resumem-se em: mastigar, ingerir, processar, absorver os nutrientes dos alimentos, eliminar o excesso ingerido e os excrementos químicos (toxinas) perniciosos ao organismo.
O bom funcionamento deste sistema é de vital importância na cura de muitas enfermidades que sofremos.
A Reflexologia é eficaz no combate a alguns males relacionados ao sistema digestivo:
Úlcera - Gastrite - AziaPrisão de ventre - Má digestãoHepatite - Icterícia - Gordura no fígadoPedra na vesículaEnxaqueca - Tontura - Insônia - SinusiteArtrite - Gota - Hérnia-de-hiato Diarréias - Hemorróidas - Distúrbios anaisA síndrome do cólon irritável e a Colite Ulcerosa ocorrem em pessoas estressadas.

16. O que é a Terapia Holística?
TERAPIA HOLÍSTICA (Terapia = do grego Terapeûos: harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade).
A Terapia Holística é um sistema avançado de terapias integradas e progressivas com método personalizado, que trabalha com uma somatória de técnicas milenares e modernas de altíssima vibração energética, que pode ser utilizada para tratamentos bastante profundos.
Este procedimento terapêutico visa compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o Corpo, a Mente e o Espírito, em toda sua forma de atuação e maneira de viver. Ajudando você a liberar sua energia vital e canalizá-la de maneira correta, respeitando seu ritmo de vida (biorítmo).
Assim você pode atingir os níveis necessários de estrutura mental e física, responsáveis pela sua saúde, através da qualidade de vida que passará a levar. Assim, entrando em harmonia física, psíquica e espiritual, conseguindo obter disciplinadamente resultados satisfatórios, sabendo de seus valores e fortalecidos por eles, atingindo suas nossas metas!
Temos um corpo energético que mantém vivo nosso corpo físico, logo, se mantivermos nossa energia em equilíbrio, viveremos cada vez melhor e nossa vida será repleta de experiências positivas, auxiliando na sua evolução pessoal. Resumindo, você aprenderá viver, e fazer tudo o que faz, de maneira sempre positiva, e é claro, colhendo resultados positivos! Viver sua vida, com uma nova dimensão de consciência criando padrões de qualidade que vão atingir todas as áreas de sua vida.

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA?


A taxa de colesterol se eleva quando, ao invés de usufruir do que já possui ou descobrir que a melhor aplicação pra o que já se adquiriu, o indivíduo assume uma postura de excessiva auto-exigência ou de obsessiva competição, como tentativa de se conquistar, em qualquer nível, mais e mais ganhos. O sentimento de que se corre o risco de perder a oportunidade de novos ganhos, projetados ou sonhados, ou de fazer acúmulos, eleva ainda mis rapidamente o colesterol.

Quando a dor de garganta acontece, informa que o indivíduo (ou a criança) está ansioso por dizer e necessita fazer conhecido um sentimento ou pensamento seu. Tentou manifestar por várias vezes e formas e depois de muitas tentativas frustradas, desistiu da expressão.

Os distúrbios graves por excessiva ingestão de alimentos ou bebidas afirmam que os papéis e compromissos assumidos mais exigem do que oferecem mais molestam do que beneficiam, mais oprimem do que abrem caminhos e mais adiam do que resolvem.
Eles surgem para estimular a redefinição do que se quer; para incentivar que se compare o sonhado e o pretendido com o que está sendo vivido; pra ativar o direito de revisão de projeto, decisões e escolhas.

A celulite é reflexo da auto-exigência, do incessante planejar, do assumir da condição de “ter que, a todo custo”.

As estrias surgem da incapacidade em assumir as próprias incapacidades. Resultam do uso do adiamento como forma de evitar a realização de tarefas que assumimos mesmo cientes de que não sabemos ou podemos executar.

O surgimento de quelóide denuncia relutância em mudar, teimosia e boicote aos lampejos de lucidez. É a manifestação que registra a resistência à aceitação de novas condutas ou à reformulação de conceitos e valores.

O esporão de calcâneo pode resultar dos conflitos ou da insatisfação não assumida qunto às formas de recebimento e utilização das heranças materiais. São comuns nos processos de discussão por partilhas de bens.

O bruxismo, ação de ranger os dentes durante o sono, surge do uso excessivo da ponderação e do controle na determinação do que dizer e do como dizer; da dificuldade em explicitar os sentimento resultantes de presença ou ausência excessivas daqueles que constituem as relações de maior proximidade ou intimidade. Reflete a intensidade do esforço gasto nas tentativas de construção ou manutenção de um convívio sustentável.

O joanete informa o uso excessivo do direito de crítica e julgamento de si e dos outros.

A instalação da palidez afirma que o indivíduo se sente incluso e impelido à participação em situações que lhe geram desprazer ou desconforto interno. A manifestação expressa a experienciação, não assumida, do sentimento de obrigatoriedade em permanecer, atuar e demonstrar satisfação ao viver fatos e circunstâncias que por escolha própria, e no exercício da liberdade, não viveria. A palidez assinala a opção pela aceitação do desagradável.

As olheiras resultam do uso inadequado e excessivo da atenção e da vigília. Afirmam que a pessoa se impõe o compromisso de fazer-se “indiscutivelmente” presente, atenta e responsável em situações nas quais estas qualidades não são necessárias ou exigidas.

As unhas espelham a qualificação que damos à nossa ação. São fortes e sadias quando agimos e caminhamos com segurança e confiança em nós. Tornam-se facas ou adoecidas quando há redução do sentimento de autoconfiança ou experimentação do medo em relação ao resultado da ação.

O prurido ou coceira estimula a identificação e a conscientização da verdade interna. Surge com maior intensidade quando optamos pela alimentação ou manutenção do aparente ou das falsas realidades. Afirma que as formas de expressão ou de atuação adotadas naquele momento ou situação não condizem com o jeito próprio do indivíduo.

A miopia, restrição da visão do longe com boa visão para o perto, resulta do medo do futuro e do medo de viver situações de risco, de deixar de ter ou de obter, no aqui e agora, aquilo que garanta a sobrevivência futura. É sustentada pela crença de que o amanhã é ameaçador e incerto.

A hipermetropia, restrição de visão do perto com boa visão para longe, estimula o aprimoramento da capacidade de estar, de viver e se deixar envolver por aquilo que constitui o agora. É sustentada pela vivência crônica do sentimento de ser ou de estar inadequado, de que é melhor “estar nos bastidores”.

O desejo de coçar a ponta do nariz informa que pouco acreditamos naquilo que estamos expressando. O impulso de coçar também pode acontecer quando estamos limitados pra a expressão.

QUIROPRAXIA


HISTÓRIA DA QUIROPRÁTICA


As técnicas manipulativas da coluna, provenientes de massagens como Sei-tai, usadas pelos chineses, japoneses, hindus e gregos, foram pesquisadas por David Palmer, americano radicado no estado de lowa (EUA), estudioso do magnetismo humano com relevado interesse de pesquisa da energia nervosa e sua condução através do Sistema Nervoso. Palmer acabou desenvolvendo e aprimorando uma técnica de manipulações vertebrais que atenderiam às descompressões vertebrais, com importantes reflexos nos órgãos acoplados. Criou então a Quiropatia (ou Quiropaxia).

Daniel David Palmer(1846-1913): Fundador da Quiropratica.
1845:Nasceu em Port Perry, Ontario, Canadá.
1886:Começou a tratar com passes magnéticos.
1895:Nomeou a sua terapia manipulativa de "Quiropratica".
1896:Estabeleceu a sua primeira Escola em Davenport, Iowa.
1878 – Harvey Lillard - trabalhando deu um mau jeito e ouviu um pequeno estalido na cervical - ficou surdo.
1895( 17anos depois) - Lillard se consultou com Daniel David Palmer (que praticava terapia magnética). Palmer achou uma pequena protuberância no local. Colocou a vértebra no lugar e o paciente recuperou a audição.

Foi um paciente que sugeriu o nome quiroprática

A palavra vem do grego Kheiros ( mãos) e Praktos (prática)

Quiroprática = mãos práticas

1807 – Palmer abre sua 1ª escola em Davenport – conhecida “A casa do ajuste indolor”.

Decaiu com o tempo.

1904 – Seu filho Bartllet Joshua Palmer reabre a escola com o nome “Palmer School of chiropratic .
Atualmente ensina-se em 4 anos a técnica de Quiroprática..

1906 – Preso 23 dias - violão das leis médicas

1910 – Solto escrevi a obra “CHIROPRACTOR ADJUSTER” em 2 volumes.

Criou a técnica “MERIC RECOIL” ( Um rápido movimento com ambas as mãos p/ ajustar um segmento da coluna vertebral.

Em 1913 morre David Palmer. ( 1846 - 1913 )

Bartlett Joshua Palmer (filho) , começa a usar o Raio X em diagnóstico.

1913 – O estado de Kansas aprovou a licença profissional de Quiroprática.

A base teórica da Quiropratica está fundamentada no estudo das articulações em geral, especialmente da coluna vertebral e de sua relação com os nervos que conduzem os impulsos vitais a todo o organismo.


Pequenos desvios de alinhamento das vértebras, ou qualquer outra articulação, que alterem ou dificultem os movimentos normais do corpo, podem determinar compressão ou irritação dos nervos, causando sinais e sintomas de doença. Esses desalinhamentos podem ser causados por movimentos cotidianos, feitos sem nenhum cuidado, como levantamento de peso ou má postura ao sentar-se para trabalhar ou mesmo assistir à televisão.


Em muitos casos, poderão ocorrer vários distúrbios no organismo, desde a sensação de mal estar generalizado, até uma doença em grau mais profundo.


Na prática, a Quiroprática consiste na detecção e correção manual destas anormalidades de alinhamento e movimento. Os nervos assim liberados, voltam a conduzir de modo normal os impulsos nervosos antes comprometidos, restaurando a saúde do organismo.


Podemos chamá-la de arte pois trata artesanalmente as articulações e exige do terapeuta um desenvolvimento tátil bastante apurado, também uma sensibilidade aguçada na avaliação do paciente para identificar os possíveis problemas e grande empatia buscando a confiança mútua entre terapeuta e paciente. O principal objetivo da Quiroprática é capacitar o corpo a utilizar seus próprios recursos biológicos para retornar às suas funções normais.

Benefícios da Quiroprática
Embora a Quiroprática seja procurada por pessoas que reclamam de dores nas costas, tais como as dorsalgias, lombalgias, ciáticas e outras, a Quiroprática também é útil para aliviar as conseqüências de distorções posturais como o aumento da cifose, hiper-lordose e escoliose, restituindo a mobilidade do sistema neuro-musculo-esqueletal e seus efeitos sobre a saúde.

Quem é, e o que realiza o Quiropata

O Quiropata é o profissional habilitado para aplicar as técnicas de quiroprática, conforme descrito no CBO (Código Brasileiro de Ocupações), publicado em outubro de 1994, pela Secretaria de Políticas de Emprego e Salário do MTB – Ministério do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, bloco F, 2o. andar – Brasília-DF. (Código CBO – 94 00-79-45 (QUIROPATA).

O Quiropata, através do emprego das mãos, realiza:

· Exames de apalpação dinâmica ou estática, identificando desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico ou para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições físicas e alívio dos sintomas reclamados.

· Identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmos muscular, atrofia, textura dos tecidos e estrutura óssea assimétricas e avaliando a possibilidade dos sintomas referidos poderem ser solucionados ou aliviados pelo métodos naturais que emprega.

· Realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, afim de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permitir ao organismo expressar o máximo de saúde possível.











quinta-feira, 28 de junho de 2007

QUANDO O TRATAMENTO É ALTERNATIVO,
O RESULTADO É SEMPRE MAIS SAUDÁVEL
.


As Terapias corporais alternativas vêm sendo cada vez mais praticadas e ganhando maior credibilidade no país. Elas eliminam doenças e conquistam um público muito exigente.

Quando você se queixa de uma dor aqui , e outra ali , vai logo colocando a mão para que ele se amenize , não é mesmo ? Isto é automático , as nossas próprias mãos vão direto ao ponto da dor . Mas, não sabemos por que esta dor se manifesta. Então, logo pensamos que o problema maior é onde se localiza a dor. E é aí, que está o nosso erro. Toda área da dor de ordem muscular , articular e nevrálgica é uma compensação de uma hipomobilidade ,quer dizer , impede de executar sua função normal de movimento ( falta de movimento ).

Em primeiro lugar nós tratamos a causa, e o sintoma é um fator secundário . O que causa essas restrições de movimento , é a falta de exercícios de relaxamento e alongamentos , que hoje em dia deixamos de nos cuidar ,devido ao stress do dia-a-dia , tensões , preocupações , incertezas , inseguranças , vida sedentária , e principalmente problemas emocionais , que acabam desencadeando todo esse processo .
O quê ocorre no nosso organismo? Toda informação negativa que o nosso cérebro recebe de fatores emocionais ( nervoso , raiva, ódio, medo , stress ) ela vai desencadear uma substância química no nosso organismo , basicamente nas mitocôndrias. Isto, quer dizer , quando se quebram as proteínas , gorduras, açúcares e se libera a energia contida, esta se traduz como eletro-sensíveis; é a energia do organismo . E são essas substâncias químicas que vão se acumulando nas áreas de tensão , formando os nódulos , e até o processo inflamatório . Técnicas como: Espondiloterapia, Sei-Tai, Quiroprática, Drenagem Linfática, Reflexologia, Shiatsu, Massagem Sueca, Massagem Express, Ventosaterapia, são algumas das técnicas que tratam de várias doenças e auxiliam no bom funcionamento do corpo.

Técnicas como: SEI-TAI , QUIROPRAXIA, ESPONDILOTERAIA, SHIATSU, MASSAGEM (SUECA, RELAXANTE, ESTÉTICA, EXPRESS), DREMAGEM LINFÁTICA, AURICULOTERAPIA

Espondiloterapia é uma técnica brasileira com fundamentos orientais. O nome vem do grego Espôndilo, que significa vértebra. Espondiloterapia, portanto, é literalmente tratamento da coluna vertebral atua prevenindo e corrigindo. Uma das características da técnica é que só se manipula após relaxar o paciente, obtendo assim o efeito esperado.


Sei-Tai, de origem japonesa, nasceu entre os guerreiros Samurais com intenção de prepara-los para o combate.
O Sei-Tai é um método com toques profundos capazes de agir sobre tendões, nervos, cadeias musculares e o segmento vertebral, corrigindo através de ajuste e reajuste manipulativos, os problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo. Atua corrigindo, escolioses, hiperlordoses, subluxações, hérnia de disco, oesteofitoses, cervicobraquialgias, lombalciatagias e outros... Na verdade o sei-tai vai além das simples manipulações, pois estabelece uma relação entre a patologia (doença) e os fatores que a estão provocando.

Quiroprática, é uma filosofia, uma ciência, uma arte, através de ajustes manuais de manipulações trata e previne subluxações, problemas articulares, dores nas costas, dores musculares, ciatalgias, distorções posturais, restituindo a mobilidade do sistema neuro-musculo-esqueletal e seus efeitos sobre a saúde. De origem americana a quiroprática é um dos melhores procedimentos de prevenção e manutenção da saúde. Não fazendo uso de drogas ou intervenções invasivas.

Drenagem linfática Manual (DLM), técnica usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares que devido ao seu tamanho ficam retidas no organismo, causando problemas de várias ordem, quer a nível muscular, quer articular o que se refletirá em todo o corpo e no bem estar geral.
Através de movimentos suaves e cadenciados, é um excelente tratamento trazendo vários benefícios como redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, linfedema, celulite, retenção hídrica, acne, etc., estimulando a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, desenvolvendo assim, o equilíbrio hídrico e a homeostase do organismo.
É uma técnica de grande eficácia terapêutica com efeitos iniciais imediatos de reconhecimento científico mundial.


Reflexologia, técnica que busca nos pés e nas mãos, áreas doloridas que refletem o corpo humano por inteiro. Objetiva corrigir os três fatores negativos da doença: congestão, inflamação e tensão.
Através de estímulos nas áreas doloridas, obtendo assim, alívio de pequenos desconfortos de dor, diminuição da tensão, provocando relaxamento e alívio do estresse, melhorando o fluxo sangüíneo, eliminando vários distúrbios crônicos e agudos.


Shiatsu, uma massagem milenar de origem oriental, praticada inicialmente na China antiga e na Índia e que foi reconhecida como terapia há uns 70 anos no Japão. Também é um tratamento preventivo de enfermidades, pois além de promover um relaxamento geral e bem estar, possibilita o fortalecimento de todos os sistemas orgânicos, nasceu nos campos de arroz na China, como forma de prevenção para dores articulares. Trata-se de uma técnica que utiliza apenas movimentos dos polegares.
Shiatsu, quer dizer "pressão com os dedos". Este sistema de massagem consiste em pressionar determinadas áreas do corpo por onde passam canais de energia vital , os chamados "meridianos", Visando a prevenção de doenças e o equilíbrio físico-psíquico-emocional, o tratamento objetiva a desobstrução desses canais de energia , levando para tecidos e órgãos a melhoria do fluxo sangüíneo , linfático e a oxigenação das células.


Massagem Sueca , não pode ser praticada de forma mecânica. É preciso, doar de si. A fusão energética entre massagista e paciente é por demais intensa, as mãos do massagista devem deslizar sobre o corpo de modo que ele possa ouvir a sua melodia interior. São cinco os toques básicos da massagem sueca. O principal e a base de todos é o deslizamento ou “effleurage”. Um deslizamento bem feito pode dispensar todos os outros toques. Os movimentos são sempre realizados da periferia para o centro, sob o constante domínio consciente do massoterapeuta. As outras quatro manobras de Ling são a fricção, o amassamento, percussão e a vibração.

Massagem Express, surgiu a partir da necessidade daqueles que precisam se tratar mas não tem tempo. Com nomes de "quick massage", ou "massagem express" ou "shiatsu express". A Técnica nasceu nos tempo modernos e é praticada em uma cadeira específica (Katakori), atua nas energias do corpo, provocando relaxamento, sensação de leveza e alívio das dores musculares. O Termo QUICK MASSAGE (massagem rápida) foi utilizado primeiramente nos Estados Unidos com finalidade comercial na cidade de Nova York, há aproximadamente 15 anos, para atender e aliviar o stress e a tensão, a que era submetidos os operadores da Bolsa de Valores de Manhattan.Trata-se de uma inovadora técnica que promove através da manipulação de pontos com a capacidade de equilibrar o físico e o emocional, além de diminuir as tensões e o estresse causados pelas atribulações do dia-a-dia.

Ventosaterapia, atua objetivamente na desintoxicação do organismo, tornando o sangue mais limpo, melhorando a sua qualidade. Age diretamente sobre a pele, na sua excreção, limpando-a de seus resíduos, enriquecendo a sua captação de oxigênio, facilitando o fluxo dos fluidos naturais. Quando usamos ventosas estamos ajudando o organismo a lutar contra os elementos que dão condição à instalação da doença. Controlando e fortalecendo os vasos sangüíneo evitando infartos, derrames, etc. É usada também para controle do estresse, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa, asma, nevralgias, dores lombares etc.

Cromoterapia é a ciência que tem como objetivo tratar a causa da doença através das cores. A cromoterapia é um dos grandes avanços da medicina, com grandes possibilidades de cura, combinando o cientifico com energias sutis que equilibram o organismo como um todo, agindo na causa física, mental e emocional.
Hoje, a Cromoterapia vem ganhando muita popularidade. A cor é utilizada para curar e ajudar muitas pessoas doentes e estressadas. São setes as cores terapêuticas mais importantes: Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
· VERMELHO - estimulante, excitante, ativa a circulação sangüínea, aumenta a pressão sangüínea, abre o apetite, revitalizante e altamente energético.
· LARANJA - estimulante, desobstruidor, dilatador, melhora a respiração dilatando os pulmões e combate o cansaço.
· AMARELO - estimulante mental, antidepressivo, ativa o sistema nervoso, digestivo e muscular.
· VERDE - equilíbrio e harmonia em geral.
· AZUL - calmante, anti-séptico, analgésico, relaxante, alti-inflamatório, adstringente e favorece o sono.
· ÍNDIGO - calmante mental, problemas psicossomáticos, analgésico e alti-inflamatório.
· VIOLETA - espiritual, sutil, desbloqueador e purificador mental.

Esparadrapoterapia é um procedimento que se utiliza da fixação, sobre a pele, de fitas adesivas não elásticas, em locais específicos, corrgindo alterações de postura e melhorando, com rapidez, dores, contraturas e distensões, além de outros males. Ela surgiu, no Japão, por volta de 1980, quando o engenheiro e acupunturista, Nobutaka Tanaka, inaugurou sua clínica de recuperação, logo após sua graduação.
A Esparadrapoterapia é indicada para doenças relacionadas ao trabalho, com a L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) ou D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado com o Trabalho), Também pode ser indicado para problemas na coluna, tendinites, artroses, hérnias, cólicas, nevralgias, contraturas, distensões, síndrome de túnel do carpo, torcicolos, dores ciáticas, tendinites, entorses, esporão de calcâneo, lesões articulares e de ligamentos, fascite plantar, edemas, traumatismos, cãimbras, bronquites, fibromialgia e vários outros casos.

Terapia dos Chakras: é uma técnica de cura energética através das mãos. O paciente participa ativamente do processo, através de afirmações, visualização e meditação. O benefício é o bem estar total no corpo físico, corpo etérico, corpo astral, corpo mental e corpo espiritual.
· Trará o equilíbrio e o controle do seu estado (doenças, emoções, dores,etc).
· Você sentirá bem estar pleno e motivação pela vida.
· Haverá um ótimo melhoramento das funções do corpo e do organismo.
· Haverá uma melhora capacidade mental e equilíbrio das emoções
Chakra é uma palavra sânscrita que significa "roda". São centros de junção dos canais energéticos, localizados em pontos estratégicos do nosso corpo. Os chakras são centros energéticos que controlam diferentes aspectos da nossa vida e do nosso comportamento e representam uma das áreas da Medicina Alternativa criada na Índia há milhares de anos. As más condições emocionais geram sentimentos de vibrações negativas que refletem nos Chakras, criando assim bloqueios energéticos causando os problemas citados na descrição de cada Chacra.
Para resolver problemas comuns dos seres humanos:
1. Dificuldade de concentração. Este tipo de problema está ligado ao chakra coronário. Para melhorá-lo: medite, use lilás, assista o nascer do sol.
2. Ser muito racional sem dar espaço à intuição. Este tipo de problema está ligado ao chakra frontal. Para melhorá-lo: use muito a cor azul profundo, jóias com pedras lápis-lázuli.
3. Dificuldade de se comunicar com os outros: timidez, inaptidão para o canto. Estes problemas estão ligados ao chakra laríngeo. Para melhorá-lo: ouça muita música, cante, deixe a luz do sol entrar na sua casa e use roupas azuis-celestes.
4. Problemas na vida sentimental. Estes tipos de problemas estão ligados ao chakra cardíaco. Para melhorá-lo: use roupas verdes, coma muito verde, coloque plantas por toda a casa.
5. Cansaço constante. Este tipo de problema está ligado ao chakra plexo solar. Para melhorá-lo: use roupas amarelas e acenda muitas velas na sua casa.
6. Problemas na vida sexual. Estes tipos de problema estão ligados ao chakra sacro. Para melhorá-lo: mexa muito com água, nade, tome banhos demorados, beba bastante água, use roupas laranjas.
7. Problemas para lidar com o dinheiro, organizar sua vida, sua casa. Este tipo de problema está ligado ao chakra básico. Para melhorá-lo: use vermelho, coma proteínas, fique mais ligado à terra.

RADIESTESIA: não é mística, nada tem à ver com mediunidade ou com habilidades difíceis de se conquistar, esta habilidade na verdade é inerente ao ser humano e pode ser facilmente reativada, por qualquer pessoa, através de um treinamento adequado.
Tecnicamente o fenômeno radiestésico consiste no seguinte: a mente do operador faz a busca no campo virtual (não linear), colhe nele a informação desejada (padrão escalar) e, a seguir, executa sua decodificação - esta parte não é percebida pelo operador que o faz inconscientemente. Essa decodificação é transformada através do cérebro em energia mecânica ao instrumento radiestésico utilizado. O movimento pendular ou de qualquer outro instrumento, permitirá tornar a informação consciente, através de um processo linear de perguntas e respostas pré-convencionadas por determinados movimentos do instrumento ou seja, nada de sobrenatural em tal coisa.
Pode-se aplicar a radiestesia na captação de energias abstratas instaladas nos locais, principalmente naqueles onde houveram situações de sofrimento, dor, mortandade, ritualísticos, matanças e outras variadas formas que acompanham os seres humanos. Os locais sãos capazes de armazenar essas anomalias, conservá-las e posteriormente emiti-las na forma de ressonância nociva e afetar as pessoas que inocentemente venha a habitá-las.
Existem vários instrumentos que são sensíveis às radiações, muitos deles milenares:
· Os pêndulos, as varetas e as forquilhas.
· O dual road e o aura meter.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO COM HORA MARCADA
CURSOS DE TODAS AS TÉCNICAS – INFORME-SE.
Rua Gavião Peixoto, 148 - sala 905 - Icaraí - Niterói - RJ
3027-0736 / 9713-5863

Técnicas como: SEI-TAI

O Sei-Tai é uma técnica de origem japonesa criada entre o século XV e XVI pelos guerreiros samurais. Ele se desenvolveu para tratar todas as ordens de distúrbios ósseos e musculares, muito comuns em situações de batalha.

Movidos pela necessidade, os samurais criaram uma série de movimentos precisos, e aparentemente violentos, que ao serem aplicados proporcionavam alívio e restabeleciam os combatentes para uma nova luta.

Passados os anos essa técnica permaneceu restrita aos praticantes de artes marciais.
O contato maior com essa técnica no ocidente se deu com a migração dos Orientais para as Américas, mas o impulso maior ocorreu após a Segunda Grande Guerra, pois o exercito japonês utilizava o Sei-Tai largamente. Sem dados documentados ou mesmo históricos, podemos dizer que a técnica Quiroprática tem fundamentos baseados no Sei-Tai.

Com o desenvolvimento prático, e teórico da Quiroprática nos EUA, o Sei-Tai ficou relegado a poucos praticantes, inclusive no Brasil. No Japão temos notícia que o Sei-Tai é usado em larga escala.

Provavelmente a falta de popularização do Sei-Tai deve-se a falsa idéia de que somente pessoas fortes e valentes poderiam suportar a aplicação de movimentos considerados tão violentos. Esse tipo de pensamento persiste até hoje e fez com que poucas pessoas se interessassem por conhecer ou aplicar a técnica.

Sei-Tai é uma técnica de ajuste ósseo composta por uma série de movimentos precisos aplicados nas regiões articulares. Tais movimentos obedecem os princípios anatômicos básicos, tratando de forma indolor vários distúrbios músculo-esqueléticos.
OBJETIVO - Sei-Tai é uma técnica de tratamento ósseo composta de manobras de ajuste que visam a desobstrução de nervos que ficam comprimidos ou pinçados pelo excesso de tensão muscular. Toda vez que determinado músculo é tencionado continuamente as vértebras da região da coluna correspondente acumulam gases que comprimem os nervos, causam dor e limitam os movimentos. Por meio de ajustamentos manuais, envolvendo suaves manipulações de articulações e tecidos macios, eles podem realinhar vertebras deslocadas, eliminar obstruções no fluxo nervoso, suscetíveis de causar muitos distúrbios.

É realmente difícil explicar simplesmente que Sei-Tai é a uma técnica ocidental. A palavra Sei-Tai significa rearranjar ou requisitar novamente. Trata de forma holística, de forma integral, o paciente, abordando não somente os aspectos físicos através de testes específicos dos movimentos presentes nas articulações, avaliações musculares e ligamentares; como também o meio em que vive. As condições sanitárias, nutricionais, afetivas, conflitos sociais e raciais, o desemprego, o sedentarismo, o estresse diário... são fatores que influenciam na saúde e bem estar do indivíduo e devem ser considerados com relevância na anamminese e tratamento.

Alguns sinais descrevem problemas comuns que mostram um desequilíbrio da coluna vertebral. Se quaisquer destes sinais de alerta se aplicam a você, saiba que pode estar ocorrendo um desalinhamento vertebral, ou melhor, uma subluxação vertebral, que por sua vez está interferindo na transmissão de impulsos que trafegam por seu sistema nervoso.
  • Seus sapatos gastam desigualmente? Podem denunciar pé ou perna Valgo, Vara etc...
  • Você tem dificuldade para efetuar uma respiração profunda? Um desvio em sua coluna torácica pode interferir com o movimento das costelas durante uma inspiração profunda.
  • Sua mandíbula estala? Pode ser causado por problemas na coluna cervical ou na articulação temporomandibular (ATM).
  • Você tem que estalar freqüentemente seu pescoço para sentir um alívio?
    Áreas na coluna que não se movimentam adequadamente podem provocar cansaço muscular.
  • Você não consegue virar a cabeça para ambos os lados facilmente?
    Isto é normalmente resultado de uma redução de movimento na coluna cervical.
  • Seus pés doem quando você caminha?
    Olhe para seus pés quando você está caminhando. Eles apontam para diante, ou um pé parece apontar para dentro ou para fora? Ou ambos? Queimação ou dores nos pés podem indicar problemas na região lombar ou quadris.
  • Uma perna parece mais curta que a outra?
    Analise as bainhas de suas calças. Compare uma perna com a outra. Este é um sinal de que algo está errado, e a causa pode estar na coluna vertebral.
  • Você tem má postura?
    Preste atenção à maneira como você fica de pé por algum tempo. Você se sente equilibrado? A distribuição de peso é a mesma em cada lado? Se não é, pode ser uma indicação de que sua coluna vertebral e seu quadril estão fora do centro.
  • Você tem enxaquecas ou cefaléias freqüentes?
    Se você já fez vários exames e tratamentos e não consegue alívio, que tal começar a procurar a causa em sua coluna cervical?
  • Você percebe áreas "endurecidas" em seu corpo?
    Uma tensão muscular exagerada pode ser um sinal de desequilíbrio da coluna vertebral.
  • Você sente rigidez em suas costas e pescoço?
    Rigidez articular pode ser um sinal de dano devido a subluxação.
  • Você já tentou de tudo para se ver livre de suas dores, e agora se sente desanimado(a) e resolveu "conviver com ela"?
    O que você tem a perder? Talvez somente essas dores que te incomodam há anos.

TERAPIAS PREVENTIVAS E CURATIVAS