quinta-feira, 28 de junho de 2007

Técnicas como: SEI-TAI

O Sei-Tai é uma técnica de origem japonesa criada entre o século XV e XVI pelos guerreiros samurais. Ele se desenvolveu para tratar todas as ordens de distúrbios ósseos e musculares, muito comuns em situações de batalha.

Movidos pela necessidade, os samurais criaram uma série de movimentos precisos, e aparentemente violentos, que ao serem aplicados proporcionavam alívio e restabeleciam os combatentes para uma nova luta.

Passados os anos essa técnica permaneceu restrita aos praticantes de artes marciais.
O contato maior com essa técnica no ocidente se deu com a migração dos Orientais para as Américas, mas o impulso maior ocorreu após a Segunda Grande Guerra, pois o exercito japonês utilizava o Sei-Tai largamente. Sem dados documentados ou mesmo históricos, podemos dizer que a técnica Quiroprática tem fundamentos baseados no Sei-Tai.

Com o desenvolvimento prático, e teórico da Quiroprática nos EUA, o Sei-Tai ficou relegado a poucos praticantes, inclusive no Brasil. No Japão temos notícia que o Sei-Tai é usado em larga escala.

Provavelmente a falta de popularização do Sei-Tai deve-se a falsa idéia de que somente pessoas fortes e valentes poderiam suportar a aplicação de movimentos considerados tão violentos. Esse tipo de pensamento persiste até hoje e fez com que poucas pessoas se interessassem por conhecer ou aplicar a técnica.

Sei-Tai é uma técnica de ajuste ósseo composta por uma série de movimentos precisos aplicados nas regiões articulares. Tais movimentos obedecem os princípios anatômicos básicos, tratando de forma indolor vários distúrbios músculo-esqueléticos.
OBJETIVO - Sei-Tai é uma técnica de tratamento ósseo composta de manobras de ajuste que visam a desobstrução de nervos que ficam comprimidos ou pinçados pelo excesso de tensão muscular. Toda vez que determinado músculo é tencionado continuamente as vértebras da região da coluna correspondente acumulam gases que comprimem os nervos, causam dor e limitam os movimentos. Por meio de ajustamentos manuais, envolvendo suaves manipulações de articulações e tecidos macios, eles podem realinhar vertebras deslocadas, eliminar obstruções no fluxo nervoso, suscetíveis de causar muitos distúrbios.

É realmente difícil explicar simplesmente que Sei-Tai é a uma técnica ocidental. A palavra Sei-Tai significa rearranjar ou requisitar novamente. Trata de forma holística, de forma integral, o paciente, abordando não somente os aspectos físicos através de testes específicos dos movimentos presentes nas articulações, avaliações musculares e ligamentares; como também o meio em que vive. As condições sanitárias, nutricionais, afetivas, conflitos sociais e raciais, o desemprego, o sedentarismo, o estresse diário... são fatores que influenciam na saúde e bem estar do indivíduo e devem ser considerados com relevância na anamminese e tratamento.

Alguns sinais descrevem problemas comuns que mostram um desequilíbrio da coluna vertebral. Se quaisquer destes sinais de alerta se aplicam a você, saiba que pode estar ocorrendo um desalinhamento vertebral, ou melhor, uma subluxação vertebral, que por sua vez está interferindo na transmissão de impulsos que trafegam por seu sistema nervoso.
  • Seus sapatos gastam desigualmente? Podem denunciar pé ou perna Valgo, Vara etc...
  • Você tem dificuldade para efetuar uma respiração profunda? Um desvio em sua coluna torácica pode interferir com o movimento das costelas durante uma inspiração profunda.
  • Sua mandíbula estala? Pode ser causado por problemas na coluna cervical ou na articulação temporomandibular (ATM).
  • Você tem que estalar freqüentemente seu pescoço para sentir um alívio?
    Áreas na coluna que não se movimentam adequadamente podem provocar cansaço muscular.
  • Você não consegue virar a cabeça para ambos os lados facilmente?
    Isto é normalmente resultado de uma redução de movimento na coluna cervical.
  • Seus pés doem quando você caminha?
    Olhe para seus pés quando você está caminhando. Eles apontam para diante, ou um pé parece apontar para dentro ou para fora? Ou ambos? Queimação ou dores nos pés podem indicar problemas na região lombar ou quadris.
  • Uma perna parece mais curta que a outra?
    Analise as bainhas de suas calças. Compare uma perna com a outra. Este é um sinal de que algo está errado, e a causa pode estar na coluna vertebral.
  • Você tem má postura?
    Preste atenção à maneira como você fica de pé por algum tempo. Você se sente equilibrado? A distribuição de peso é a mesma em cada lado? Se não é, pode ser uma indicação de que sua coluna vertebral e seu quadril estão fora do centro.
  • Você tem enxaquecas ou cefaléias freqüentes?
    Se você já fez vários exames e tratamentos e não consegue alívio, que tal começar a procurar a causa em sua coluna cervical?
  • Você percebe áreas "endurecidas" em seu corpo?
    Uma tensão muscular exagerada pode ser um sinal de desequilíbrio da coluna vertebral.
  • Você sente rigidez em suas costas e pescoço?
    Rigidez articular pode ser um sinal de dano devido a subluxação.
  • Você já tentou de tudo para se ver livre de suas dores, e agora se sente desanimado(a) e resolveu "conviver com ela"?
    O que você tem a perder? Talvez somente essas dores que te incomodam há anos.

Nenhum comentário: