sexta-feira, 29 de junho de 2007

QUIROPRAXIA


HISTÓRIA DA QUIROPRÁTICA


As técnicas manipulativas da coluna, provenientes de massagens como Sei-tai, usadas pelos chineses, japoneses, hindus e gregos, foram pesquisadas por David Palmer, americano radicado no estado de lowa (EUA), estudioso do magnetismo humano com relevado interesse de pesquisa da energia nervosa e sua condução através do Sistema Nervoso. Palmer acabou desenvolvendo e aprimorando uma técnica de manipulações vertebrais que atenderiam às descompressões vertebrais, com importantes reflexos nos órgãos acoplados. Criou então a Quiropatia (ou Quiropaxia).

Daniel David Palmer(1846-1913): Fundador da Quiropratica.
1845:Nasceu em Port Perry, Ontario, Canadá.
1886:Começou a tratar com passes magnéticos.
1895:Nomeou a sua terapia manipulativa de "Quiropratica".
1896:Estabeleceu a sua primeira Escola em Davenport, Iowa.
1878 – Harvey Lillard - trabalhando deu um mau jeito e ouviu um pequeno estalido na cervical - ficou surdo.
1895( 17anos depois) - Lillard se consultou com Daniel David Palmer (que praticava terapia magnética). Palmer achou uma pequena protuberância no local. Colocou a vértebra no lugar e o paciente recuperou a audição.

Foi um paciente que sugeriu o nome quiroprática

A palavra vem do grego Kheiros ( mãos) e Praktos (prática)

Quiroprática = mãos práticas

1807 – Palmer abre sua 1ª escola em Davenport – conhecida “A casa do ajuste indolor”.

Decaiu com o tempo.

1904 – Seu filho Bartllet Joshua Palmer reabre a escola com o nome “Palmer School of chiropratic .
Atualmente ensina-se em 4 anos a técnica de Quiroprática..

1906 – Preso 23 dias - violão das leis médicas

1910 – Solto escrevi a obra “CHIROPRACTOR ADJUSTER” em 2 volumes.

Criou a técnica “MERIC RECOIL” ( Um rápido movimento com ambas as mãos p/ ajustar um segmento da coluna vertebral.

Em 1913 morre David Palmer. ( 1846 - 1913 )

Bartlett Joshua Palmer (filho) , começa a usar o Raio X em diagnóstico.

1913 – O estado de Kansas aprovou a licença profissional de Quiroprática.

A base teórica da Quiropratica está fundamentada no estudo das articulações em geral, especialmente da coluna vertebral e de sua relação com os nervos que conduzem os impulsos vitais a todo o organismo.


Pequenos desvios de alinhamento das vértebras, ou qualquer outra articulação, que alterem ou dificultem os movimentos normais do corpo, podem determinar compressão ou irritação dos nervos, causando sinais e sintomas de doença. Esses desalinhamentos podem ser causados por movimentos cotidianos, feitos sem nenhum cuidado, como levantamento de peso ou má postura ao sentar-se para trabalhar ou mesmo assistir à televisão.


Em muitos casos, poderão ocorrer vários distúrbios no organismo, desde a sensação de mal estar generalizado, até uma doença em grau mais profundo.


Na prática, a Quiroprática consiste na detecção e correção manual destas anormalidades de alinhamento e movimento. Os nervos assim liberados, voltam a conduzir de modo normal os impulsos nervosos antes comprometidos, restaurando a saúde do organismo.


Podemos chamá-la de arte pois trata artesanalmente as articulações e exige do terapeuta um desenvolvimento tátil bastante apurado, também uma sensibilidade aguçada na avaliação do paciente para identificar os possíveis problemas e grande empatia buscando a confiança mútua entre terapeuta e paciente. O principal objetivo da Quiroprática é capacitar o corpo a utilizar seus próprios recursos biológicos para retornar às suas funções normais.

Benefícios da Quiroprática
Embora a Quiroprática seja procurada por pessoas que reclamam de dores nas costas, tais como as dorsalgias, lombalgias, ciáticas e outras, a Quiroprática também é útil para aliviar as conseqüências de distorções posturais como o aumento da cifose, hiper-lordose e escoliose, restituindo a mobilidade do sistema neuro-musculo-esqueletal e seus efeitos sobre a saúde.

Quem é, e o que realiza o Quiropata

O Quiropata é o profissional habilitado para aplicar as técnicas de quiroprática, conforme descrito no CBO (Código Brasileiro de Ocupações), publicado em outubro de 1994, pela Secretaria de Políticas de Emprego e Salário do MTB – Ministério do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, bloco F, 2o. andar – Brasília-DF. (Código CBO – 94 00-79-45 (QUIROPATA).

O Quiropata, através do emprego das mãos, realiza:

· Exames de apalpação dinâmica ou estática, identificando desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico ou para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições físicas e alívio dos sintomas reclamados.

· Identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmos muscular, atrofia, textura dos tecidos e estrutura óssea assimétricas e avaliando a possibilidade dos sintomas referidos poderem ser solucionados ou aliviados pelo métodos naturais que emprega.

· Realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, afim de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permitir ao organismo expressar o máximo de saúde possível.











13 comentários:

Unknown disse...

Eu vi seu vídeo de como quebrar o esporão do pé eu tenho e quero me livrar disso doi muito

Unknown disse...

Oi gostaria de saber sobre a experiência daqueles que tenham feito o tratamento para esporão de calcâneo. Muito obrigada

Unknown disse...

Por favor qual seu contato ?? Não aguento mais a dor

Teca disse...

Gostaria de saber como faço para ter uma consulta

Unknown disse...

Gostaria de saber se vcs dam cursos

Unknown disse...

Gostaria muito de receber seu contato quero agendar uma consulta

Unknown disse...

Quero saber quanto é a consulta eu estou com esporão no calcanhar na parte de trás e não aguento tanta dor

Unknown disse...

Boa noite, moro Espírito Santo, gostaria de saber se aqui tem alguém que faz esse procedimento,estou pior do que esse rapaz, sofrendo demais, dedos dos dois pés dormentes, por favor se souber me avise.

Unknown disse...

Sou de sp e gostaria de saber onde tem aqui uma profissional que quebre meu esporão ??? Sofro demais

Rene disse...

Tenga usted buena tarde Profesora, de antemano agradecerle este espacio que me ofrece, permitiéndome acudir a su amplio conocimiento.

Soy de la ciudad de Bogota - Colombia, mi patología es Neuroma de Morton, por el cual y acudiendo a su canal de youtube, pude observar su milagrosa terapia Quiropraxia Seital, tengo que confesarle que al verla, sentí que encontré la cura para el mal que me aqueja en este momento y por lo cual la contacto en este momento, quisiera preguntarle, si usted de pronto viaja a Colombia, o conoce algún establecimiento o persona que realice este procedimiento, o tiene de pronto sucursal en Bogota, debo confesarle que me urge la intervención de un especialista que cuente con un conocimiento amplio como el suyo, quedo atento a su respuesta y eternamente agradecido por su ayuda.

Garcias.

Unknown disse...

Boa noite. Gostaria de saber se tem alguém que faça esse procedimento em Minas Gerais?. Muito ansiosa por sua respota

Unknown disse...

Como faço pra marcar uma consulta,não aguento de tanta dor no calcanhar,esse esporão tá me mantado.poe favor manda seu contato.

Unknown disse...

Onde encontro esse tratamento pra quebrar o esporão em Florianópolis